De que forma a inovação digital pode ajudar a sua empresa a aumentar o ROI

Mensurar a eficiência de um projeto é indispensável para saber se este está trazendo retorno ou apenas gastos para a sua empresa. E procurar medidas a fim de auxiliar no crescimento do seu negócio é fundamental. Hoje a tecnologia vem como uma aliada em diversos setores, por isso apostar em inovação digital para aumentar o seu retorno sobre investimento é uma ótima alternativa.

O que é ROI?

ROI é a sigla para o termo em inglês “Return On Investiment”, que significa basicamente retorno sobre investimento, um conceito muito importante na hora de definir se o seu projeto está rendendo o esperado.

Em síntese, o ROI é um indicativo que reflete a rentabilidade de um investimento dentro da empresa, destacando o lucro ou o prejuízo dele, levando em consideração todos os custos envolvidos na criação do projeto, como treinamento dos colaboradores, novas ferramentas, custos com marketing, e por aí vai.
Prestar atenção constantemente neste indicador é essencial para não focar em projetos que visivelmente não trarão retorno financeiro no futuro.

Como fazer o cálculo de retorno de investimento?

 

Há diversos modos para se calcular o ROI, mas normalmente utiliza-se a seguinte fórmula:

ROI = (lucro – investimento inicial) / investimento inicial

E os resultados são analisados da seguinte maneira:
ROI < 1: neste caso significa que o investimento aplicado não gerou o resultado esperado; ROI = 1: se este for o resultado, quer dizer que os ganhos obtidos com as vendas se igualam ao investimento, resultando em lucro zero. ROI > 1: já neste caso significa que houve lucro no processo, ou seja, o ganho foi maior que o investimento aplicado.

Estratégias tecnológicas para aumentar o ROI de sua empresa

A tecnologia veio como uma aliada na hora de melhorar o desempenho de sua empresa, e se o assunto é aumentar o ROI, isso não seria diferente.
Porém, a transformação digital é um desafio até para as empresas de mais altos níveis de gerenciamento. Primeiro, porque, para que a transformação digital realmente aconteça, o capital a ser investido tem de ser alto, além de seu retorno ser dificilmente calculado.

Vale ressaltar que, de modo geral, já é comprovado que, a transformação digital diminui custos e aumenta o lucro. Então, vale investir nela.

Inclusive escrevemos um e-book sobre as Organizações Exponenciais, que crescem exponencialmente e tem a inovação digital como base de suas atividades, baixe o material aqui!

São inúmeras estratégias que utilizam inovações a fim de aprimorar suas técnicas e consequentemente aumentar o seu retorno, confira algumas delas:

Modernizar sua empresa

Apostar em novas tecnologias é uma alternativa para otimizar serviços e reduzir custos, por exemplo, a virtualização dos servidores pode ser uma opção na hora de diminuir os gastos com infraestrutura de TI e demais custos fixos com uma equipe interna.

Outro ponto em que a tecnologia é bem-vinda é em relação aos processos burocráticos. Optar por uma ferramenta de automação neste campo pode reduzir, e muito, os custos físicos.

Cada empresa possui sua dinâmica própria, e você, como gestor, deve analisar todos os setores e perceber em quais deles seria possível investir em tecnologia, a fim de diminuir certos custos e aumentar o ROI.

Investir em Marketing

O mercado nos dias de hoje é altamente competitivo, e, para se destacar em meio a ele diante das novas plataformas on-line, o marketing digital se torna uma ferramenta assertiva.

Investir em marketing é ter a sua marca a vista de seus consumidores, e como diz o ditado, “quem é visto é lembrado”. Para isso, é importante saber qual o tipo de público, para identificar qual forma de marketing trará mais resultados, seja pela mídia na internet, por meio de redes sociais, links patrocinados, remarketing, seja pela televisão, entre outros.
Portanto, invista em um conteúdo de qualidade voltado para o seu público-alvo, estrategicamente pensado para que sua marca se torne referência dentro do seu nicho.

 

Mensurar constantemente os dados

Estar por dentro dos números de sua empresa é algo imprescindível, por isso analisar todos os dados e manter um monitoramento constante se torna algo essencial para entender seus gastos e ganhos e, assim, consequentemente, proceder da maneira correta para aumentar seu ROI.

Segundo a IDC (link: https://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS41891016), é estimado que até o próximo ano, em 2019, 40% dos projetos de TIs vão criar fluxos de receita e serviços digitais que monetizam os dados.

E para otimizar seu tempo, apostar em softwares de controle para mensurar estes dados é a melhor alternativa para qualquer empresa que busque melhores resultados.

Segmentar seu público-alvo

Entender qual o seu público-alvo e quais são as necessidades deste grupo é algo essencial para aumentar o seu retorno. Afinal, é a relação que você cria com seus consumidores que vai determinar o seus rendimentos.

Utilize de ferramentas tecnológicas para entender o perfil de seus clientes e como direcionar os seus produtos para eles.

Por meio de um sistema de dados, é possível criar um histórico de buscas, compra e forma de pagamento mais utilizada de cada consumidor, e assim direcionar uma estratégia mais assertiva e uma relação mais próxima com cada um de seus clientes, o que consequentemente aumentará o seu ROI.

Upselling e Cross Selling

Upselling e Cross Selling são duas estratégias para aumentar o lucro de quem costuma vender por meio de uma plataforma digital.

O Upselling é determinado quando a plataforma traz o preço de compra para cima, ou seja, se seu cliente está buscando um produto ‘x’ que custa por exemplo R$ 500,00, ela oferece um produto ‘y’, com algumas características a mais, custando R$ 800,00.

Já o Cross Selling é diferente. Essa estratégia mostra um produto suplementar ao que o consumidor busca. Podemos exemplificar da seguinte maneira, um cliente está à procura de uma chuteira e aparece, em sequência, a oferta de uma bola de futebol.

Duas estratégias simples, que, se desenvolvidas de maneira correta, trarão um aumento de lucro certo para o seu negócio.

Fidelizar clientes

Oferecer um atendimento personalizado e formar um relacionamento com o cliente, fará com que este se sinta confortável com a marca e vire um cliente fiel, consequentemente fazendo a boa e velha propaganda boca a boca, o que de maneira indireta fará com que os retornos financeiros de sua empresa aumentem. Há quem diga que fidelizar clientes seja uma das maneiras mais eficazes de contribuir para o crescimento de sua empresa.

Oferecer segurança de dados

Contudo, para conseguir a confiança de seus clientes, você deverá focar em proteger os dados deles, hoje, a maior parte das transações são realizadas pelo meio digital, por isso é necessário apostar em um sistema seguro e de confiança, em que seus consumidores possam se sentir à vontade para inserir seus dados pessoais sem medo.

Toda relação de confiança que você criar com seu consumidor final renderá uma aumento significativo no ROI de sua empresa.

O retorno sobre investimento é um indicativo a se levar em consideração quando visamos sucesso financeiro para o futuro da empresa, portanto, tudo o que fizer de forma estratégica, estruturada e integrada aos indicadores da sua empresa, ajudará a aumentar o ROI dentro de seu negócio, assim, faça as escolhas que melhor se encaixar no perfil de seu estabelecimento e conte sempre com o apoio da tecnologia.

Se está em busca de aumentar o ROI da sua empresa com a melhor estratégia digital possível, nós, da Ignus, temos equipes preparadas e com experiência no mercado tecnológico.

Aproveite para ler sobre as Organizações Exponenciais no e-book e inspire-se!

Baixe gratuitamente o material!

Ignus. Soluções Digitais para otimizar resultados
ignusdigital.com